sábado, 15 de janeiro de 2011

OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS E A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

RESUMO
DISCIPLINA:FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: ROSA DUARTE ALMEIDA
A História da Informática na Educação Brasileira conta com cerca de 30
anos de existência. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: - UNICAMP. Educadores estes motivados por resultados verificados em outros países e a partir Da. Informática na Educação Brasileira tem sua nascente a partir do interesse de alguns educadores e universidades, motivados por resultados sendo alcançados em outros países, como Estados Unidos da América e França.
PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação, EDUCOM, FORMAR sob a coordenação do NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação /UNICAMP, e CIEd - Centro de Informática na Educação.
Tecnologias Educacionais (CETE). Na realidade o programa PROINFO é um programa educacional que visa a introdução de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública iniciativa do MEC - Ministério da Educação, através da SEED - Secretaria de Educação a Distância, criado pela Portaria n.º 522, de abril de 1997, tendo como parceiros os governos estaduais e alguns municipais.
Em conjunto com o proinfo Educação, a SEESP - Secretaria da Educação Especial desenvolveu o Curso de Capacitação de Multiplicadores em Informática na Educação, voltado para a Educação Especial, com o objetivo de proporcionar um complemento na formação dos multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional.
As ações do Ministério da Educação e Cultura - MEC destacam-se por contribuições de equipes auxiliares ao EDUCOM. Cita-se o Projeto FORMAR, coordenado pelo NIED/UNICAMP, especialistas dos demais integrantes do EDUCOM. Primeiramente, visava-se a formação.
Esquecendo que o aprendiz e também os seus pais ou responsáveis fazem parte desta mudança de paradigmas.
PROINFO, EDUCOM, FORMAR, CIED, SEESP, PROINESP, PAPED, com apoio do órgão oficial do governo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
Atualmente as universidades estão se associando, conforme a UVB - Universidade Virtual Brasileira e a UNIREDE - Universidade Virtual Pública do Brasil, unindo suas experiências educacionais e suas áreas de excelência acadêmica para formar a primeira rede virtual de pesquisa e cooperação para o desenvolvimento de programas de educação à distância.
A educação formal é muito resistente à inovações, dificilmente se renova ou se adapta aos desafios da vida moderna. A escola tradicional ignora a realidade tecnológica, não ensina a perceber o universo em que se vive, não está atenta às mudanças do mundo moderno. Entre a informática e a escola deve haver cooperação, criando assim, uma nova possibilidade de lidar com o trabalho educativo. É preciso que a escola brasileira tenha interesse pela cultura, princípios, fatos sociais, pela psicologia e pelos ideais da computação. Sua função básica é criar caminhos que levem os estudantes à aprendizagem.
Ficar fora desta realidade. Os alunos devem estar preparados para conviver com as constantes mudanças da sociedade e para conduzi-lo Juntamente com a tecnologia, a educação deve abrir caminhos, aperfeiçoando e desenvolvendo trajetos.
A partir da metodologia de ensino pode-se definir o tipo de ferramenta e a maneira de como conduzir o processo aluno-professor-aprendizagem. Neste momento o


Computador pode ser utilizado como suporte em função das necessidades e do que se deseja construir. Outros recursos, como por exemplo, à robótica, que favorece simulações próximas da realidade.
Para que aconteça a implantação do uso do computador numa escola, é necessário o desenvolvimento de um projeto técnico-pedagógico, a compra de equipamentos, a escolha de softwares adequados e o treinamento de professores e funcionários. . E os gastos não ficam por aí, não adianta somente melhorar o visual das escolas, as salas deverão apresentar uma estrutura mínima necessária, valorizar a educação, valorizar os educadores melhorando seus salários, investir no ensino, investir nos recursos tecnológicos que a sociedade apresenta, e ainda, mudar o conceito da escola e alterar seu currículo, para que esta não continue obsoleta e com uma sua metodologia de ensino ultrapassada.
(São muitas as decisões a tomar, qual estratégia adotar, por exemplo: o que ensinar informática, programas); como ensinar (o computador assistindo, administrando,
A melhor decisão a ser tomada só chegará após a combinação das estratégias e dos métodos, que é um assunto complicado. Como organizar um programa, qual seu enfoque, o que vai conter o texto como um todo, qual sua ordem, como vai ser ensinado, e tantas outras; tudo isso vai depender do que vai ser adotado.
Diversas ferramentas disponíveis é muito importantes. O computador é extremamente versátil, usado adequadamente contribuirá na realização de tarefas de forma relevante, ajudando em aplicações vinculadas a praticamente todas as áreas do currículo escolar; isto é se bem usado contribuirá para a interdisciplinaridade.
A fim de evitar esses empecilhos e buscar melhores resultados, deve-se projetar a implantação da informática, programar seu desenvolvimento, controlar seus resultados e definir os objetivos essenciais da educação com o intuito de usá-la da melhor maneira possível no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Analisar as condições para manter as máquinas Na educação, aperfeiçoando e mudando a qualidade de ensino. A informação domina e a escola que não quiser que seu ensino continue obsoleto, deve ser rápida e estar atenta às novas tecnologias. A capacitação dos professores, o desenvolvimento do material didático específico por . A utilização dos computadores é muito importante e a escola deve esforçar-se para merecer o título de informatizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário